Descrição
Quinta centenária, situada em Cabanas de Viriato, no Concelho de Carregal do Sal, distrito de ViseuNa tranquila freguesia de Cabanas de Viriato, uma alusão a Viriato um dos mais importantes chefes militares da zona, que se dizia ter passado na Beira Alta.
Encontra-se aqui a Quinta de Santa Adelaide, a poucos minutos a pé, do Museu Aristides de Sousa Mendes, um refúgio onde o tempo abranda e cada detalhe conta uma história.
Uma propriedade única, com cerca de 1.8 hectares, totalmente plana, envolvida por árvores de fruta, jardins, cordões das vinhas antigas, tanques em pedra, e um court de ténis vedado.
Ao atravessar os seus portões, somos recebidos por uma natureza envolvente, onde o verde dos jardins, o aroma das árvores e o silêncio criam um cenário que transporta para outra época.
Aqui, cada manhã começa com luz natural a entrar suavemente pela varanda e cada fim de tarde convida a longos momentos ao ar livre, entre conversas, risos e tranquilidade.
O coração da propriedade é uma casa do século XVII, preservando materiais e elementos originais que testemunham a autenticidade da sua construção. Os pavimentos, tetos e portadas em madeira revelam o saber artesanal da época, enquanto as tradicionais namoradeiras em granito, junto das janelas, acrescentam charme e memória aos espaços.
Nas zonas comuns, a salamandra proporciona conforto e aconchego, reforçando a atmosfera calorosa e intemporal da casa.
As salas de estar e jantar, onde as famílias se reúnem e celebram ocasiões especiais, prolongam-se harmoniosamente para a varanda, e jardim onde se destaca uma majestosa tília centenária.
A varanda, a todo o cumprimento da casa, é um lugar perfeito para contemplar, apreciar uma bebida, ler um livro, ouvir uma música, ou simplesmente estar.
A cozinha mantém viva a memória dos antigos sabores e dos rituais gastronómicos de outros tempos.
Os quatro quartos oferecem conforto e recolhimento, convidam ao repouso sereno das velhas casas de província.
E ainda um quarto/escritório contíguo à sala de jantar, integrado no núcleo original da casa seiscentista,
Uma casa de banho renovada serve de apoio ao piso principal.
O sótão, um espaço atualmente não utilizado, poderá ser transformado, aberto à imaginação de quem deseje restituir-lhe a funcionalidade atual e moderna.
No piso térreo, as antigas lojas, outrora destinadas à adega e áreas de apoio, oferecem hoje espaços versáteis e funcionais, ideais para responder às necessidades do quotidiano.
No exterior, 1.8 hectare de terreno fértil, dois poços de água, tanques em pedra, uma grande nogueira, aveleiras e vinha.
A propriedade dispõe de um court de ténis vedado, ideal para a prática regular da modalidade, oferecendo privacidade, segurança e excelentes condições para momentos de treino, lazer e atividade física ao ar livre.
De realçar um espaço de estacionamento para várias viaturas, na entrada da propriedade.
CARACTERÍSTICAS:
Área Terreno: 11.8 m2
Área Útil: 240m2
Área de Implantação: 240 m2
Área de Construção: 480m2
Quartos: 4
Banhos: uma casa de banho completa e uma social
Eficiência Energética: E
História da Quinta:
O mais antigo proprietário conhecido da Quinta do Fundo da Vila, atual Quinta de Santa Adelaide, parece ter sido António de Almeida que viveu aproximadamente de 1600 a 1660.
Maria de Nazaré (12ª dona), batizou a casa de Fundevila de Quinta de Santa Adelaide, por homenagem à sua anterior proprietária e pintou um azulejo com esse nome que se encontra colocado junto ao portão de entrada. Em 8 de Março de 1988 Maria de Nazaré vendeu a casa à sua sobrinha Isabel.
Zona comercial da vila ( banco, multibanco, supermercado, e restaurantes) a dois minutos da casa.
Festividades: Carnaval de Cabanas de Viriato - Uma das celebrações mais carismáticas e antigas de Portugal
Pontos culturais e históricos:
Museu Aristides Sousa Mendes
Trilhos arqueológicos
Quintas vitivinícolas de vinho do Dão
A região caracteriza-se pela rica tradição vitivinícola da Região Demarcada do Dão
Praias fluviais
Barragem da Aguieira
Ciclovia
Distâncias:
Localização é privilegiada, situada apenas a 5 minutos da A35 ( IC12), proporcionando excelentes acessibilidades.
Viseu: 38 minutos
Serra da Estrela, torre 1.20m
Seia: 45 minutos
Serra do Caramulo:45 minutos
Coimbra: 54 minutos
Porto: 1.45 minutos
Toda a documentação está completa e atualizada, CRP, CPU, BUPI, garantindo total transparência jurídica e técnica.
Esta quinta é constituída por dois artigos: Um urbano e um rústico
Bem-vindo a uma propriedade única. VIVER COM QUALIDADE TAMBÉM É PARA SI!
-
4
quartos
-
1
wcs
-
0
Garagem
-
240
Área Útil(m2)
-
11802
Área Terreno(m2)
-
Localização
Viseu
Certificação
Energética