2021 é um ano de desafios. A pandemia alterou as dinâmicas de vida, diminuiu o turismo e levou a que grande parte do tempo fosse passado em casa No entanto, já são traçadas algumas tendências, apresentamos-lhe as 4 mais relevantes:

1. Crescimento da procura de moradias
Estima-se que, em 2020, a procura por moradias tenha aumentado 34%. Para 2021, prevê-se que este valor se mantenha ou até continue a crescer, em resultado das necessidades de isolamento e teletrabalho que levam à preferência por habitações maiores e com espaços exteriores.
.png)
2. Visitas a imóveis em formato multimédia
Estima-se um aumento da procura por imóveis com visitas virtuais, tanto através de vídeo como 3D. Num mundo cada vez mais digital, torna-se uma mais valia integrar este tipo de experiência, que potencia um crescimento no número de contactos. A Habifactus já disponibiliza visitas virtuais para alguns imóveis, para que se sinta (mais) confortável no processo de venda ou compra.

3. Estabilidade de preços
Prevê-se a estabilidade nos preços por mais alguns meses. No entanto, o fim das moratórias pode alterar esta tendência. Se este apoio terminar num momento em que as famílias se mantêm com rendimentos baixos, iremos assistir à descida dos preços dos imóveis devido ao aumento da oferta. Por outro lado, se o fim das moratórias se fizer sentir de forma ligeira podemos esperar que o mercado retome o seu crescimento.

4. Mudanças no setor do arrendamento
O setor do arrendamento irá adaptar-se como consequência do crescente investimento na construção de edifícios residenciais para arrendamento e, ainda, a diminuição do turismo. Diminuição esta que irá conduzir à conversão de imóveis de estadia de curta duração em arrendamentos de longa duração, pelo que, nos próximos meses se espera um aumento no número de imóveis disponíveis para arrendamento a longo prazo.
Estas previsões estão diretamente dependentes da evolução da pandemia, contudo, e de qualquer forma, pode sempre contar com os Consultores Habifactus para lhe indicarem as tendências atuais do mercado, sendo os profissionais mais indicados para o aconselhar nos seus negócios imobiliários.