Não deixar nenhum aparelho ligado sem necessidade, aspirar o chão enquanto está fora e garantir que a casa está à temperatura certa quando chega: as casas inteligentes vieram revolucionar e simplificar rotinas, permitindo realizar tarefas diárias de forma mais eficiente. Mas sabia que tornar o seu imóvel numa casa inteligente é mais económico e benéfico do que pensa?

O que é uma smart home?
Uma smart home é uma casa onde alguns eletrodomésticos ou outros dispositivos podem ser controlados de forma automática e remotamente, através de um dispositivo. Isto permite economizar tempo, aumentar a eficiência energética e até valorizar o imóvel.
Tomada inteligente
As tomadas inteligentes são uma ótima forma de começar. Como permitem conexão wi-fi, podem ser controladas a partir do seu telemóvel. Permitem desligar automaticamente todos os aparelhos em standby e, assim, poupar na fatura da eletricidade.
Lâmpadas inteligentes
Dos artigos mais utilizados em casas inteligentes, as lâmpadas inteligentes permitem programar o horário em que estão ligadas, alterar a intensidade e até a cor da própria luz. E o melhor de tudo é que representam uma poupança substencial na conta da luz.
Aquecimento inteligente
Para além de poder controlar a temperatura do seu imóvel enquanto está fora de casa, os aquecimentos inteligentes têm um sensor de temperatura e de humidade que permitem melhorar a sensação térmica dentro do lar.
Aspirador Robot
Estes aspiradores têm sensores de reconhecimento espacial e garantem a limpeza dos espaços de forma autónoma. Basta ligá-los enquanto está no trabalho e, quando chegar a casa, tem o chão limpo!
Sistemas de assistentes pessoais
Estes assistentes integram todos os dispositivos, desde a iluminação até aos aparelhos eletrónicos. Com comandos de voz ou sensores de movimento, é possível criar rotinas e automatizar funções ao longo do dia. Os mais utilizados são a Alexa e o Google Home.