A inflação já se faz notar e as incertezas a nível económico são mais que as certezas: o que fazer, então, na hora de comprar e vender um imóvel?
Num panorama de indefinição económica — a inflação, em Portugal, chegou aos 10,2% em setembro — explicamos tudo o que precisa saber num eventual cenário de compra e venda de casa. Não se esqueça: este é um dos negócios da sua vida, pelo que é relevante ter conhecimento dos melhores passos a dar.
.jpg)
O que ter em conta se for comprar casa?
Os preços continuam em ascensão, tal como as taxas de juro para o crédito habitação, o que torna bastante imprevisível o que irá suceder no futuro. Por este motivo, é prudente fazer uma análise exaustiva do mercado antes de tomar qualquer decisão.
Relativamente à taxa de juros fixa ou variável, é importante realizar um raio-x completo ao orçamento familiar, pois trata-se de uma escolha que o acompanhará a longo prazo. Com a variável, estará mais vulnerável à volatilidade do mercado. É importante estar preparado para um possível aumento vigoroso da prestação mensal; escolhendo a taxa fixa, o valor atual é mais elevado, mas o risco das flutuações de mercado deixam de existir. Num contexto de incerteza, pode ser uma opção mais segura.
Em suma: é este um bom momento para comprar casa? A resposta não é — nem pode ser! — taxativa. Depende do investimento que tem em mente e do capital que dispõe para a operação. Quem realiza uma compra desta natureza, regra geral, pretende rentabilizá-la a longo prazo e, nesse sentido, existem fatores a ter em conta como obras, gastos com o condomínio, impostos, entre outros.
.jpg)
E se quiser vender uma casa?
Mais uma vez, não existem respostas fechadas, porém, dir-se-á que vivemos um bom momento para quem quiser vender a sua casa. Mesmo havendo alguma incerteza na economia, não são esperados grandes aumentos nos preços das casas nos centros urbanos, zonas onde, tipicamente, o mercado é mais ativo.
Segundo os especialistas, a melhor estratégia passa por vender ao preço de mercado: deve-se saber analisar o mercado residencial e distinguir os preços reais dos inflacionados, tendo em conta o atual cenário económico.
Outra questão muito falada é se deverá remodelar a casa antes da sua venda. A nossa resposta é: sim! Estará a fazer um investimento que permitirá valorizar — e muito! — o seu património. Entre o custo das obras e o da posterior venda poderá conseguir lucros interessantes.
É importante sublinhar que vender uma casa renovada e pronta a habitar significa que o futuro proprietário não necessitará de investir em obras ou ajustes, pelo que estará disposto a pagar mais pela casa.
Continua com dúvidas? Fale connosco, ajudamo-lo a tomar as melhores decisões tendo em conta o seu caso.