FacebookPixel
Glossário Imobiliário
25 jan 2022
Sabe aquelas siglas complicadas e expressões burocráticas? Nada tema, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas. Espreite o glossário que preparámos para si e mantenha-o por perto no momento das negociações imobiliárias.

A

Área Bruta: É a área total do imóvel, onde estão incluídas garagens, varandas, terraços, arrumos, etc

Área Útil: É a soma das áreas de todos os compartimentos internos da habitação: assoalhadas, vestíbulos, corredores, instalações sanitárias, arrumos, etc … Mede-se pelo perímetro interiores das paredes.

Assoalhadas: Divisões de uma casa, que não sejam a cozinha, quarto de banho ou despensa. Falamos de divisões que podem ser quartos ou salas, por exemplo.

 

C

CPCV: O Contrato de Promessa de Compra e Venda é o documento que garante o interesse em celebrar um negócio imobiliário. Isto é, o vendedor compromete-se a vender o imóvel e o comprador a comprar, mediante as condições acordadas entre as duas partes

Certificado Energético: Este documento avalia a eficiência energética de um imóvel e é obrigatório em todos os edifícios que sejam colocados no mercado para venda, trespasse ou arrendamento. A obtenção do documento é da responsabilidade do proprietário do edifício, que o deve apresentar para celebração do negócio.

 

H

Habitação Própria Permanente: Imóvel utilizado pelo proprietário, ou por este e pelo seu agregado familiar, como morada principal. É a habitação onde o proprietário e agregado irão viver, sendo o seu centro da vida familiar.

 

I

IMI: O Imposto Municipal sobre Imóveis é a taxa cobrada anualmente, por parte das Câmaras Municipais, aos proprietários de imóveis em Portugal. O valor da taxa é definido anualmente por cada autarquia.

 

M

Mais-valias: Trata-se da diferença entre o preço de venda e o preço de compra. Caso essa diferença seja um valor positivo, ou seja, com a valorização do imóvel, trata-se de uma mais-valia ou “lucro”.

 

T

Taxa de Esforço: Refere-se à relação entre a prestação mensal de um empréstimo (amortização de capital e juros) e o rendimento do agregado. Mede a capacidade do agregado familiar para cumprir os compromissos financeiros assumidos

 

V

Valor Patrimonial: Valor atribuído pelo Serviço de Finanças ao imóvel e que constitui a base de cálculo para a cobrança do IMI.

 

Para celebrar o Contrato de Promessa de Compra e Venda, pode e deve contar com a ajuda dos Consultores Habifactus: aconselhamos um preço justo para o seu imóvel e ajudamo-lo a encontrar uma casa nova à sua medida, enquanto asseguramos apoio burocrático até à realização do negócio.  

                                                                           

Encontrar um imóvel

x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies Fechar
>