Sabe aquelas siglas complicadas e expressões burocráticas? Nada tema, estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas. Espreite o glossário que preparámos para si e mantenha-o por perto no momento das negociações imobiliárias.
A
Área Bruta: É a área total do imóvel, onde estão incluídas garagens, varandas, terraços, arrumos, etc
Área Útil: É a soma das áreas de todos os compartimentos internos da habitação: assoalhadas, vestíbulos, corredores, instalações sanitárias, arrumos, etc … Mede-se pelo perímetro interiores das paredes.
Assoalhadas: Divisões de uma casa, que não sejam a cozinha, quarto de banho ou despensa. Falamos de divisões que podem ser quartos ou salas, por exemplo.
C
CPCV: O Contrato de Promessa de Compra e Venda é o documento que garante o interesse em celebrar um negócio imobiliário. Isto é, o vendedor compromete-se a vender o imóvel e o comprador a comprar, mediante as condições acordadas entre as duas partes
Certificado Energético: Este documento avalia a eficiência energética de um imóvel e é obrigatório em todos os edifícios que sejam colocados no mercado para venda, trespasse ou arrendamento. A obtenção do documento é da responsabilidade do proprietário do edifício, que o deve apresentar para celebração do negócio.
H
Habitação Própria Permanente: Imóvel utilizado pelo proprietário, ou por este e pelo seu agregado familiar, como morada principal. É a habitação onde o proprietário e agregado irão viver, sendo o seu centro da vida familiar.
I
IMI: O Imposto Municipal sobre Imóveis é a taxa cobrada anualmente, por parte das Câmaras Municipais, aos proprietários de imóveis em Portugal. O valor da taxa é definido anualmente por cada autarquia.
M
Mais-valias: Trata-se da diferença entre o preço de venda e o preço de compra. Caso essa diferença seja um valor positivo, ou seja, com a valorização do imóvel, trata-se de uma mais-valia ou “lucro”.
T
Taxa de Esforço: Refere-se à relação entre a prestação mensal de um empréstimo (amortização de capital e juros) e o rendimento do agregado. Mede a capacidade do agregado familiar para cumprir os compromissos financeiros assumidos
V
Valor Patrimonial: Valor atribuído pelo Serviço de Finanças ao imóvel e que constitui a base de cálculo para a cobrança do IMI.
Para celebrar o Contrato de Promessa de Compra e Venda, pode e deve contar com a ajuda dos Consultores Habifactus: aconselhamos um preço justo para o seu imóvel e ajudamo-lo a encontrar uma casa nova à sua medida, enquanto asseguramos apoio burocrático até à realização do negócio.
Encontrar um imóvel